Essa notícia é para você que é pai, mãe ou responsável por aluno que estuda em escola privada. Você sabia que segundo pesquisas recentes alunos que estudam em unidades privadas comem pior do que nas escolas públicas e recebem alimentação menos recomendada em casa do que nos colégios ?
Esse fato se deve geralmente por que, as crianças comem o que há para vender em cantinas. E os alimentos oferecidos são geralmente os industrializados ricos em gorduras, açucares, sódio e pobres em fibras, vitaminas e minerais, nutrientes importantíssimos para a saúde de qualquer indíviduo, em especial para as crianças e adolescentes, por estarem numa fase da vida que demanda quantidades adequadas para suprir seu constante crescimento e desenvolvimento.
Pesquisas também revelam que o mau hábito alimentar é resultado do mesmo procedimento e da negligência das famílias. Cada vez mais, as pessoas estão perdendo o costume de comer frutas e outros vegetais naturais e transferindo esse péssimo hábito para seus filhos.
Jornal o Dia, 13/06/2010 – Caderno Opinião.
As crianças e os adolescentes gastam muita energia, especialmente quando praticam esportes. Os lanches da manhã e da tarde tornam-se, portanto, ainda mais importantes e requerem cuidados extras, como a inclusão de alimentos ricos em carboidrato. Nessa faixa etária, os cereais têm um papel de destaque, principalmente os integrais, por causa das fibras que contêm e pela capacidade de manter equilibrados os níveis de açúcar no sangue.
É muito difícil para os pais controlar o que as crianças e adolescentes comem fora de casa, na cantina da escola ou na lanchonete, principalmente porque estes costumam se influenciar pelos hábitos dos amigos. E as tentações estão por toda parte: refrigerantes, doces, batatinha frita, salgadinhos, coxinhas e outras frituras que agradam em cheio o paladar.
Evidentemente não se deve proibir nenhum alimento, mas sim, ensinar a evitar o exagero e a repetição, além de manter todos bem informados sobre o valor nutricional de cada alimento, para que possam fazer escolhas certas. Afinal, moderação, equilíbrio e variedade são os segredos para uma alimentação saudável, e isso vale tanto para as crianças quanto para os adultos.
Texto de Ana Paula Lemos - Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário